Hoje vi mais uma vez a Gralheira na Televisão, e pus-me a pensar sobre todas as vezes que vi a aldeia da qual tanto gosto na TV e reparei que existe uma tendência em passar a imagem de uma aldeia miserável em que tudo é antiquado em que mal se pode viver…
Se a poucos anos a TVI foi chamada a Gralheira para mostrar uma situação verdadeira e que já não se justificava na altura, de o povo ter que se reunir a toque do sino para receber o seu correio (como antigamente se juntava as vigias) tendo que ser quase obrigado a estar presente naquela hora sem sequer saber se iria ter correspondência ou não, situação que hoje esta mudada já existindo caixas do correio, quem sabe graças a essa amostra publica da decadência da organização do conselho, mas nessa mesma altura ouve quem acha-se que uma “obrigação” que diminuía o tempo de refeição de muitos trabalhadores seria um “grande” momento de convívio. (Reportagem TVI:
http://www.gralheira.net/multimedia/fra ... o_tvi.html )
Há cerca de 1 mês e meio(5/12/2008) a RTP veio passar a imagem de uma aldeia isolada pela neve e mais uma vez miserável, onde MONTARAM um serão ao fim de tarde querendo passar a ideia de que é normal quando vem neve as pessoas se juntarem TODAS na casa do povo (casa do Tio Fira) e as mulheres que naquela hora deveriam estar a preparar o jantar em suas casas iriam para ali sempre fiar e fazer meia. Passaram a ideia de um isolamento tamanho sendo a Gralheira talvez a aldeia mais desenvolvida da serra de Montemuro, e não só, tendo um limpa-neve que desenrasca não só a Gralheira mas também as aldeias visinhas. Quem não conhece esta aldeia e vê as reportagens feitas pelas cadeias de televisão, pensará que aqui quase nem dá para viver, que aqui nem um café deve existir pois as pessoas juntam-se TODAS na casa do Tio Fira. Eu (Luís Francisco) que já fui a muitos serões nestes meus 21 anos nunca me lembro de ver tanta mulher num serão como na reportagem quanto mais ver a fiar ou fazer meia, existe seroes sim… de cozer o pão onde homens jogam cartas, mas a reportagem apresentada mostra uma Gralheira de há 20 anos a trás, no minimo.
( Reportagem RTP:
http://gralheira.net/multimedia/frames/ ... recto.html ).
Então hoje, 21/01/2009, a SIC faz uma reportagem na Gralheira que desta vez não tendo sido nada planeado teve um aspecto mais verdadeiro, mas mesmo assim mais uma vez falaram numa aldeia isolada pela neve (coitadinha) mas mostram o “nosso” limpa-neve a rebocar um carro (esta parte na versão do Jornal da Noite), não passando imagens da estrada limpa. (Reportagem SIC:
http://gralheira.net/multimedia/frames/sic_neve.html - Versão Jornal da Tarde).
Acho que já chega de passar a este país uma imagem TROPADA do que é a Gralheira de Montemuro, uma aldeia que tem dois excelentes restaurantes, bons acessos, é um ponto turístico na serra que com os seus meios que não são os melhores nunca se vê isolada e ajuda aldeias vizinhas a não estarem isoladas também se preciso, uma aldeia onde SE PODE VIVER, onde SE VIVE BEM (eu sou exemplo disso), onde se come bem, uma aldeia que até é conhecida internacionalmente, UMA ALDEIA MODERNA!!
Tem que se mostrar o que de bom existe na Gralheira e como é actualmente!!
GRALHEIRA DE HOJE É UMA ALDEIA MODERNA!!