No meu entender, todas estas questões afunilam sempre no mesmo ponto; a educação. Passo a justificar: Com todo o respeito que todas as pessoas das nossas pequenas aldeias do interior me merecem, quantas compreendem totalmente as notícias que passam no telejornal, na imprensa ou num debate televisivo? A pouca e deficiente instrução que a família e o estado lhes proporcionou, não lhes permitem tomar uma decisão de escolha baseada em outros parámetros que não sejam laços familiares, de proximidade (representantes do poder local), ou pela cor da camisola (partido). Por outro lado, a grande maioria daqueles que tiveram a sorte de nascer no seio de famílias mais instruidas ou mais sensibilizadas para a importância do conhecimento, fazem a sua escolha tendo mais em conta os benefícios pessoais em detrimento do colectivo e do bem estar das gerações futuras. Estes, são para mim, alguns dos aspectos que caracteriza na perfeição a nossa latinidade e que nos impede de atingirmos o nivel de desenvolvimento dos paises do Norte da Europa.
|