Vândalos, a coberto da noite, dizimam as árvores do parque de merendas
O Largo da Ponte e toda a área envolvente à represa que serve de piscina durante o verão, é sombreada por diversas árvores, que tornam aquele espaço num lugar aprazível, de repouso e lazer. Algumas dessas árvores foram mandadas plantar pela Câmara Municipal de Cinfães, outras foram plantadas e regadas por mim e ainda outras de vegetação espontânea, como amieiros, pretas e salgueiros. Ora, com todas estas árvores e mais oito mesas de pedra, que a Câmara Municipal ali mandou instalar, formavam um parque de merendas muito apreciado durante o verão.
Mas, a coberto da noite, de 24 para 25 de Abril passado, alguém, de maus instintos, munido de motosserra, destruiu quatro carvalhos que a Câmara mandara plantar, ficando duas dessas árvores tombadas dentro da piscina. Esta noite, (17 de Maio) voltaram e cortaram um amieiro branco (vidoeiro) e dois salgueiros, ficando o parque de merendas ocupado pelos destroços e quase sem sombra. Quem é que meterá na ordem estes energúmenos que, a coberto da noite, vão destruindo o que temos de mais belo na nossa terra? Pede-se às autoridades, a alguém com competência para o fazer, que acabe com estes desmandos e que estes parasitas da sociedade não fiquem impunes. Custa-me a crer que seja gente da Gralheira, porque quem pratica uma acção destas, as mães podem tê-los parido aqui, mas não são, nem por sombras, Gralheirenses. São uns cobardolas sem escrúpulos, sem sensibilidade e apreço por aquilo que é belo e natural. Gente boa e bairrista da minha terra esteja atenta e alerta, para defender a nossa aldeia desta corja, que a quer humilhar e destruir.
Gralheira, 17 de Maio de 2012. Carlos de Oliveira Silvestre
|