PARABÉNS ARMANDO COSTA
Nascido e criado na freguesia da Gralheira, concelho de Cinfães, Armando da Fonseca Costa foi vítima de paralisia, desde criança e impossibilitado de se mover sem o auxilio de alguém. Pensava-se que estava ali um ser inútil para a sociedade e um pesado fardo para a família, que dele teria de cuidar. Só que, apesar de atrofiado fisicamente, veio a revelar-se possuidor de uma inteligência prodigiosa.
Chegado à idade escolar, toda a sua capacidade intelectual veio ao de cima e professores amigos levaram-no até ao Centro de Recuperação de Paralisia do Porto, onde fez os estudos académicos, específicos para a sua deficiência, passou a praticar desporto e a revelar-se um elemento muito importante na modalidade de BOCCIA. Em breve tornou-se campeão nacional e depois internacional. Participou em vários jogos olímpicos, tendo conquistado diversas medalhas de ouro, prata e bronze, tanto individual como por equipas.
Este ano, em Pequim (na China), mais uma medalha de bronze, na modalidade de BOCCIA, por equipas. Com o seu feito glorioso, mais uma vez honrou Portugal e a terra onde nasceu. Por tudo quanto fez até hoje, de grande e único, o povo da Gralheira quis felicitá-lo, prestar-lhe homenagem com uma recepção calorosa, no dia 11 do corrente mês. Autarquia e povo aguardavam-no no Largo da Ponte. Quando ali chegou, vindo do Porto, ficou surpreendido com tão calorosa recepção. Recebido na sede da Junta de Freguesia, foram-lhe dirigidas palavras de louvor e congratulação, com beijos e lágrimas de alegria à mistura.
No final, foi servido um lauto banquete na casa da irmã, Fernanda Fonseca Costa, onde todo o povo participou.
Foi um acto de justiça, de grandeza e amizade. Eu te saúdo. Parabéns.
Gralheira, 22 de Outubro de 2008 Carlos de Oliveira Silvestre
|